Espécies de flores: orquídeas brasileiras encontradas nas áreas rurais

A zona rural tem peculiaridades que somente quem visita fazendas e chácaras conhece. O sossego, acordar com pássaros cantando, vacas mugindo e galos cacarejando não tem preço. A vida passa mais devagar no ritmo certo, eu diria, no campo.

É no campo que dá pra pegar fruta do pé e tomar leite fresco e contemplar a variedade espécies de flores e outras plantas ornamentais que brotam no quintal e no meio do mato. Quem trabalha com compra e venda de fazendas, venda de gado e outras atividades que permitem o contraste urbano com o rural, percebem na própria rotina a diferença na qualidade do ar e na variedade de animais e plantas. As orquídeas, por exemplo, são encontradas em praticamente todos os lugares, exceto em desertos e glaciares.

Nas fazendas, elas nascem em cercas, crescem em topos de árvores frondosas e se multiplicam em morros inacessíveis. Existem em todo o mundo cerca de 30 mil espécies e, são nos trópicos que elas atingem cores, aromas e tamanhos fora do comum. Brasil, Colômbia e Papua-Nova Guiné seriam os países mais ricos em variedades.

Na zona rural, as condições climáticas adequadas somadas à abundância de vida na fauna e flora são fatores determinantes para a multiplicação dessas belíssimas e intrigantes flores. Confira algumas das espécies encontradas nos estados brasileiros:

to-mormodes sinuata
to-mormodes sinuata
« 1 de 26 »

 

Com informações de Publico, Orquídeas Soltas e Delfina de Araújo.

Laryssa Caetano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *